Ainda não possui cadastro? Cadastre-se
MENU
MENU

Novo soquete AMD AM5 chega em 2022 e tem novidade

05/01/2022 08:17

Novo soquete AMD AM5 chega no segundo semestre de 2022 e será LGA

 

O novo soquete AMD AM5 foi confirmado para o segundo semestre desse ano, trazendo junto com ele uma série de novidades. Como destaque, temos o suporte aos novos processadores Zen4, memórias DDR5 e também o barramento PCIe 5.0. Tirando a parte de tecnologias suportadas pela arquitetura AMD Zen4, o novo soquete AM5 traz uma mudança muito grande no processo de encaixe dos processadores, indo de PGA (Pin Grid Array) para LGA (Land Grid Array).

 

Até então, a linhas mais tradicionais de processadores desktop da AMD utilizavam o processo PGA, onde os pinos ficam nos processadores. Modelos como os Antigos processador AMD FX até os mais recentes Ryzen 5000 tem a pinagem no processador, diferente do que a Intel adota com seus processadores. Mas isso vai mudar, sendo que na nova geração de processadores Zen4 a AMD mudou o processo de fabricação dos processadores para LGA, e dessa forma o soquete da placa-mãe que passa a ter os pinos, exatamente como qualquer placa-mãe para processadores Intel.

 

Do ponto de vista do usuário, o cuidado maior será em cima da placa-mãe, já que ela trará todos os pinos e, provavelmente como já acontece com processadores da Intel, requerendo cuidados relacionados à quantidade de pinos - vai ser grande, LGA 1718, ou seja, um total de 1718 pinos dentro do soquete.

 

O encaixe e fixação do processador será bem semelhante aos da Intel nas gerações Core. A notícia boa é que a AMD informou que manteve a compatibilidade com coolers AM4, ou seja, não será necessário adquirir coolers específicos apesar da mudança considerável no conceito do soquete.

 

Seguindo a grande atualização do soquete, a AMD também trará para essa plataforma o que existe de mais atual em tecnologias, e assim como a Intel fez na linha Alder Lake, suporte para memórias DDR5 e também PCIe 5.0.

 

Fonte: Adrenaline

NOTÍCIAS